Alunos de Contagem premiados por textos sobre a Lagoa da Pampulha são homenageados pelo prefeito

Trinta alunos do 6º ano da Escola Estadual Boa Vista, no bairro Kennedy, em Contagem, foram premiados por suas produções de textos com o tema “Uma Notícia Animal! Nossa Relação com a Fauna da Bacia da Pampulha”. A premiação foi na última sexta-feira (30 de novembro), pelo Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha. E, nesta segunda (3 de dezembro), eles foram recebidos pelo prefeito Alex de Freitas, que fez questão de parabenizar cada um dos estudantes pessoalmente.

O prêmio “Águas da Pampulha” está em sua 11ª edição e busca valorizar e disseminar informações relacionadas ao meio ambiente, em especial à preservação das águas da Bacia Hidrográfica da Pampulha. Neste ano, o desafio era produzir textos no formato de notícia, em grupos de três alunos. Concorreram escolas públicas e privadas de Contagem e Belo Horizonte.

Os dez grupos premiados, cerca de 30 alunos, saíram da mesma escola em Contagem, sendo que 27 receberam medalhas e o melhor grupo de três recebeu um troféu. E para que pudessem buscar o prêmio e receber as homenagens, contaram com o apoio da Prefeitura que, atendendo pedido da instituição de ensino estadual, forneceu ônibus para pais, alunos e familiares.

O evento ocorreu no Centro de Educação Ambiental do Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha (Propam), no bairro Castelo, em Belo Horizonte.

 

Experiência

Além da emoção de serem premiados, os alunos viveram mais uma situação inédita: uma visita à Prefeitura para audiência particular com o prefeito. “Eu quero parabenizá-los por esta conquista, dizendo o quanto isso nos orgulha. Eu também fui aluno de escola municipal e estadual e hoje estou aqui prefeito, amanhã pode ser um ou uma de vocês. O futuro de Contagem e do país está nas mãos de vocês. E vocês precisam ter fé, coragem e esperança em seus corações, pois vocês podem alcançar tudo o que desejam”, disse Alex aos ganhadores.

O aluno Lyon Eduardo de Jesus Oliveira, de 12 anos, relatou brevemente ao prefeito como foi trabalhoso participar desse concurso. A aluna Jordana Eloy, da mesma idade, aproveitou para perguntar como é ser prefeito. Alex contou um pouco da sua rotina e falou sobre os desafios do atual cenário econômico. “O trabalho é árduo, tem muitas responsabilidades, muita cobrança e pressão. O prefeito tem que se preocupar com todas as dificuldades que a população está vivendo. Mas é importante que vocês saibam que momentos como esse fazem tudo valer muito a pena”, afirmou.

A mentora dos vencedores nesta jornada foi a professora de português Simone Gomes Pimenta Fonseca. Com muito orgulho, ela relatou todo o esforço e dedicação dos alunos para participar do concurso. “Eles levaram tudo com muita seriedade e compromisso. De todas as escolas, inclusive as particulares, a nossa foi a que teve maior número de representantes. Mas o mais interessante é que estamos falando de crianças com poucos recursos e que puderam nesta oportunidade ver a sua capacidade. Foi muito significativo para eles vencerem os alunos das escolas privadas. E eu agradeço muito a prontidão do prefeito em nos ajudar para que eles pudessem comparecer ao local da premiação, porque muitos não tinham condição nem de transporte. Precisamos incentivá-los e dar todo o apoio possível. Eu, que também dou aula em escola particular, costumo dizer que muda o sistema, mas a clientela é a mesma. Portanto, eles podem e merecem tudo igualmente”, diz a educadora.

Para a secretária Municipal de Educação, Sueli Maria Baliza Dias, que também esteve presente ao encontro, “se os alunos de Contagem chegaram até esse ponto de conhecimento é porque estão fazendo um bom trabalho na escola”. “Quero parabenizar a todos, principalmente à professora. Como disse nosso prefeito, todos vocês, moças e rapazes aqui presentes, são cidadãos de Contagem, independente se da rede estadual ou municipal. E esse prêmio é com certeza um de muitos. Estamos muito orgulhosos. Obrigada”, disse.

 

Fonte: PORTAL PREFEITURA DE CONTAGEM

 Repórter: - Foto: Cassio Matias

 

 

 

CEA-PROPAM e Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha são homenageados pela Prefeitura de Contagem - 20.03.2018.

Um grande público formado por ambientalistas, cuidadores de nascentes, fiscais e moradores, além de parceiros do projeto Contagem das Nascentes e dos membros mirins do Rotary Club, se reuniram na tarde desta terça-feira (20), no auditório da Prefeitura de Contagem, para a entrega do prêmio Contagem das Nascentes, evento em comemoração da Semana da Água 2018.

 

O ato marcou também as comemorações pelo Dia Municipal do Cuidador de Nascentes, instituído via projeto lei do vereador Daniel Carvalho, também presente na cerimônia. Sob a condução do diretor de Planejamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Eric Machado, o evento foi marcado com a apresentação de um histórico do projeto Contagem das Nascentes, que visa localizar e cadastrar todas as nascentes do município, atualizando o mapa hidrográfico da região.

 

Na sequência, foi lançada a música “Contagem das Nascentes”, de autoria de Geraldo Amâncio, Pedro Cavalcante e Roberto da Silva Souza, educadores da Diretoria de Educação Ambiental da Semas.

O secretário de Meio Ambiente Wagner Donato e o Vereador Daniel Carvalho compuseram a mesa. O professor Wagner, em sua fala, exaltou o trabalho coletivo da Semas. “Quando se junta empenho, competência e talento o resultado é, sem dúvida, o sucesso. Tenho muito orgulho de toda essa equipe”, disse.

 

O vereador Daniel Carvalho destacou a luta pela causa ambiental. “É com muita satisfação que participo desse momento em que celebramos os resultados de um trabalho árduo em favor dessa causa tão nobre. É também o momento de reencontrar pessoas que lutam pela busca de resultados na questão ambiental”, declarou.

Em seguida foram entregues os prêmios a representantes de entidades parceiras e pessoas que promovem trabalhos importantes no sentido da preservação ambiental e das nascentes de Contagem, ao todo foram 20 agraciados.

O evento foi encerrado com o lançamento da canção “Amigo da Água”, de autoria de Geraldo Amâncio.

 

Fonte: PORTAL PREFEITURA DE CONTAGEM

Repórter: Túlio Andrade - Foto: Geraldo Tadeu

 

 

CEA-PROPAM/Consórcio de Recuperação da  Bacia da Pampulha realiza 5ª Edição da Capacitação de Educadores - 09 e 10 de março de 2018.

 

Nos dias 9 e 10 de março de 2018 ocorreu a 5ª edição da Capacitação de Educadores realizada pelo Centro de Educação Ambiental do Propam/Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha. Com o tema “Bacia Hidrográfica como instrumento pedagógico” a capacitação que ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, contou com 87 participantes, envolvendo professores de diversas áreas do conhecimento e também profissionais da coordenação pedagógica, administração e assistência social das escolas. Os inscritos são oriundos do município de Belo Horizonte e de Contagem, territórios que abrangem a Bacia da Pampulha.

 

O encontro de sexta-feira foi dividido entre teoria e prática, oferecendo também aos participantes a oportunidade de interagir e compartilhar experiências com o grupo sobre a abordagem da Educação Ambiental na sua respectiva instituição, através de uma Roda de Conversa. Os educadores participaram de três oficinas: “Pião de CD”, “Frottage com folhas de árvores” e “Petvaso”. A proposta é que eles reproduzam as oficinas em suas escolas. Ao final do encontro houve ainda a intervenção e dinâmica reflexiva do Coletivo às Margens, que trabalhou temas relativos à urbanização. No dia seguinte, o grupo de educadores foi convidado ao terceiro momento da capacitação, uma visita de campo que passou por alguns dos principais pontos visitados pelo público discente durante as visitas orientadas do CEA-Propam: o Parque Municipal Ursulina de Melo, a Estação de Tratamento de Águas Fluviais - ETAF, uma das nascentes do Córrego Bom Jesus situada em Contagem e um translado geral pela bacia.

 

“O objetivo do CEA-PROPAM com essa capacitação é apresentar aos professores novas formas de trabalhar a responsabilidade dos alunos e toda a população pela recuperação Bacia Hidrográfica da Pampulha, de forma que eles se identifiquem e estejam sempre atualizados sobre as intervenções desenvolvidas.”, lembrou Renata Costa, membro da Equipe de Educação Ambiental do CEA-PROPAM. Hanna Rodrigues, colaboradora do projeto, também observa: “A capacitação é uma oportunidade de estimular multiplicadores do trabalho de Educação Ambiental que promovemos durante todo o ano e mostrar que estamos sempre de portas abertas para o agendamento com as escolas. Mais uma vez foi um sucesso.”

 

Vanessa, professora de educação infantil da UMEI Sabinópolis, gostou da experiência e comentou da importância do encontro, dizendo que não sabia que o terreno do CEA Propam se tratava de um espaço de capacitação e visitação, o confundindo com uma praça por conta da arborização. De fato, o cenário dos Centros de Educação Ambiental em Belo Horizonte ainda não é tão explorado quanto poderia e muito esforço é ainda empreendido para que mais educadores tomem conhecimento desse trabalho, o tornando de conhecimento e interesse geral nos próximos anos.

 

Fique ligado e participe!

 

O CEA-PROPAM realiza capacitações periódicas que são divulgadas pelo website http://aguasdapampulha.org/noticias, pela página do facebook “ÁGUAS DA PAMPULHA” e pelos portais das prefeituras de Contagem e Belo Horizonte. As vagas são limitadas, portanto não deixe de se inscrever e informar os colegas sobre o evento.

 

 

 

FONTE: Equipe de Educação Ambiental do CEA-PROPAM

TEXTO: Ana Clara Jardim     FOTO CRÉDITO: Acervo da Equipe